"Laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même"

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Parabéns, Serra!


José Serra sancionou a medida mais ousada de sua gestão: o pagamento dos servidores das escolas, com base especialmente no desempenho dos alunos. Para isso, ele teve de enfrentar a ira sindical e mesmo a incompreensão de parte dos acadêmicos, defensores da idéia de que pagar pelo mérito é jogar nos professores a responsabilidade da qualidade do ensino.

 

O sistema privado faz isso e os resultados são muito bons. Como todos sabem uma das maiores críticas feita aos serviços públicos é que falta interesse daqueles que o prestam, já que estes não lucram nada com produção e rendimento maiores; com a nova política do governador, os professores recebem de acordo com a sua produtividade, beneficiando os mais capacitados e incentivando os outros a melhorarem.

 

O professor é uma vítima: ganha mal, seu treinamento é precário, enfrenta, em especial nas regiões metropolitanas, a violência cotidiana combinada com a falta de infra-estrutura e não é devidamente respeitado, mas não é inocente. Quantos não chegam atrasados, faltam às aulas, ensinam desmotivados e não se importam com os alunos, entre outros problemas?!

 

Agora, o aluno é a vítima: quem se importa com o seu rendimento? Quem se importa com o seu potencial desperdiçado? A partir de agora, o professor, pois o salário e os bônus deste dependerão do rendimento da turma.

 

O ensino se torna uma empresa, onde alunos e professores são sócios financiados pelo Estado, onde todos lucram com melhores rendimentos. Os bons professores (e não faltam professores dedicados) serão os maiores beneficiados, por serem reconhecidos em seu esforço.

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template