"Laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même"

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O que esperar de Obama?




“Governos não resolvem os problemas; eles são o problema.” Ronald Reagan

 

Obama representa o “governo”, os altos impostos, o paternalismo, o protecionismo, intervencionismo... E todos esses “ismos” que tanto caracterizam o “big government”, principal fator de tantas crises norte- americanas, como a da década de 70. Crise esta que foi resolvida pelos dois mandatos de Ronald Reagan, quando este abaixou os impostos, incrementou o comércio e diminuiu a burocracia, deixando após oito anos de governo a Casa Branca com uma aprovação superior a 70%, única no país no século XX.

 

“Eu tenho um sonho de que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.” Martin Luther King

 

Alardeia-se o fato de Obama ser o 1º Presidente negro dos Estados Unidos da América! Não se debate as suas propostas, as suas metas nem os seus ideais, só se lembram da cor da sua pele e das suas origens... Talvez seja por isso que mais de 92% da pop. negra votou nele. Será que estão votando ideologicamente ou etnicamente? Pelo visto, querem-no porque ele é negro, e isso é racismo puro, ainda que com sinal trocado. 

 

“Mudança” e “Esperança” foram as palavras-chave da campanha de Obama

 

Quanto à “mudança”: são importantes, mas ainda mais relevante é saber para onde se está indo; ninguém aponta para onde a política de Obama levará os norte-americanos, apenas afirmam que ele está “mudando”. No caso brasileiro, muitos o apóiam quando mal sabem que o novo presidente pretende aumentar as taxas alfandegárias nos produtos brasileiros.

 

Os cofres públicos estão vazios e a nova política será de aumentar os investimentos na saúde pública, na educação e na segurança; de onde virá esse dinheiro? Dos impostos que incidem sobre a Classe Média e a Alta que aumentarão, o que conseqüentemente reduzirá o consumo das mesmas.

 

Não custa lembrar que o desemprego hoje aumenta exatamente porque o consumo está reduzido e que quando se têm mais desempregados, o governo precisa investir ainda mais nos serviços públicos, já que a população não tem renda para suprir tais necessidades. Será que novas taxas e altos impostos realmente são a solução? Digo que não.

 

Quanto à esperança: “A esperança é uma grande falsificadora da verdade. A sensatez deve refreá-la.” Baltasar Gracian

 

Entre aqueles que “apóiam” Obama mundo a fora temos: Raul Castro, Evo Morales, Hugo Chávez, Mahmoud Ahmadinejad, Lula,... Se todos estes que são inimigos e críticos do “império norte americano” defendem o novo presidente, não há algo de paradoxal aqui?

3 comentários:

Knight disse...

Você ja sabe a minha opnião, mas um blog sem nenhum post não pode ser chamado realmente de blog.
Então para antes criticar as taixas atuais de desemprego do EUA você deveria ao menos ressalvar que elas são fruto da má administração feita pelo gorveno Bush e da agenda radical aplicada por esse mesmo governo. A Guerra di Iraque ja se fazia presente nessa agende desde a reeleição do ex-presidente, e o 11 de setembro foi apenas utilizado como meio para um fim. Apos a tomada de Bagda, o governo Bush consegiu aprovar um corte de impostos. Que tipo de governo reduz impostos em plena guerra ?! O enriquecimento de poucos e o apenas ligeiro aquecimento do mercado foram os resultados.
Após desastroso governo Barack Obama assume a presidencia americana, qualquer presidente que assumisse teria de representar uma mudança e esperança, ja que é isso que é preciso para mudar uma situação de crise.
Quanto ao voto em massa da populção negra em Obama devemos nos perguntar o por quê disso, provelmente a maioria não é por causa da cor e sim pois o governo dos brancos não fez muito por eles sem que estes mesmos se orgnização em protestos, se um presidente negro mudar essa situação, de descrinação, ele abrirá caminho mais facil para os próximos, senão simplesmente terá se mostrado igual aos brancos.
No mais, o melhor a fazer, é esperar para ver como se apresentam as medidas de Obama ao invés de criticar sua eleição.

Pedro Duarte Jr. disse...

Em momento algum elogiei o governo Bush, já que este foi realmente desastroso. O Liberalismo é totalmente contra a guerra, pois esta apena incha o Estado.

"qualquer presidente que assumisse teria de representar uma mudança e esperança, ja que é isso que é preciso para mudar uma situação de crise."

Pra superar uma crise, você precisa de uma política econômica que venha a aquecer o mercado: como a diminuição dos gastos (já que o cofre público está vazio) e a diminuição dos impostos. Obama prometeu aumentar os impostos da Classe Alta, dona das grandes empresas, o que vai acontecer? Elas já estão demitindo pessoal, com impostos mais altos, vão demitir ainda mais e ampliar a crise.

"Mudança" e "esperança" são importantes, mas coordenadas e medidas são muito mais.

"o melhor a fazer, é esperar para ver" -> Crises crescem e se alastram, o governo não pode esperar, ele tem que agir.

PS: Quem disse que Obama vai ajudar o negro mais que um branco? Obama sempre viveu entre os brancos e agiu como um, enquanto que McCain lutou na guerra ao lado de vários negros. Não julgue a cor, mas sim o caráter.

Golasso disse...

"In this present crisis, government is not the solution to our problem. Government is the problem." (Ronald Reagan)

Salve, Ronnie!

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template