"Laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même"

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Gastos com pessoal aumentaram em 85%


De 2003 a 2008 os gastos com pessoal pelo Executivo, Legislativo e Judiciário aumentaram 85%, assim passando de R$74,08 bilhões para R$137,56 bilhões. Ainda sim, todo dia vemos a população reclamando da burocracia, que é um entrave para o desenvolvimento brasileiro, e a demora da Justiça em resolver os casos. Será que a solução realmente é gastar tanto dinheiro com pessoal?

No governo Lula foram criados mais 300.000 cargos públicos. Será que a solução é contratar mais pessoal? Claramente o problema está na ineficiência do sistema brasileiro, que é atrasado e inchado. Gasta-se muito para pouco serviço, ainda mais quando lembramos dos altíssimos impostos que pagamos.

Na maioria das vezes que perguntamos para um vestibulando de Direito qual carreira ele pretende seguir, a resposta é: ser servidor público. Porque será? Seriam os altos salários, a estabilidade, os benefícios, o poder concedido ou apenas a vontade de servir o todo-poderoso Estado? Creio que as primeiras opções sejam mais atraentes.

Quando o Estado funcionar como uma empresa, buscando eficiência, corte de gastos e cobrando mais dos seus funcionários, poderemos então acreditar em melhoras.

http://www.diap.org.br/index.php/agencia-diap/6924-despesas-com-funcionalismo-aumentaram-no-governo-lula

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template