"Laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même"

sábado, 20 de dezembro de 2008

A queda da Petrobras


O magnata John D. Rockefeller, fundador da primeira companhia petrolífera americana, a Standard Oil, cunhou no início do século passado uma definição cristalina para seu ramo de atividade: "O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada. O segundo melhor negócio é uma empresa de petróleo mal administrada".

A Petrobras lucra? Sim, muito! Ela desenvolve tecnologia? Claro! O que se lamenta é que ela poderia gerar mais lucros e trazer ainda mais desenvolvimento para o Brasil e (porque não?) para o mundo.  

"melhor" -> a ExxonMobil registrou no ano passado o maior lucro anual já obtido por uma corporação americana, de 41 bilhões de dólares, 5% maior que o registrado em 2006.

"segundo" -> a Petrobras viu seu lucro cair 17% no ano passado, o que significou uma perda equivalente a 2,6 bilhões de dólares em comparação ao resultado de 2006.

Um levantamento conduzido por EXAME com base nos resultados financeiros de dez das principais empresas de petróleo do mundo (Exxon, Shell, TotalFinaElf, Eni, Sinopec, Petrobras, Pemex, PDVSA, Gazprom e Repsol) aponta que apenas quatro delas não registraram crescimento nos lucros em 2007: a Petrobras, a mexicana Pemex, a venezuelana PDVSA e a russa Gazprom — todas empresas estatais. 

Enquanto a Petrobras continuar monopolizando a extração de petróleo no Brasil, ela estará isenta da ação da concorrência e da seleção normal do mercado que faz toda empresa se desenvolver. A empresa, assim como o homem, se supera na competição e na vontade de vencer.

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0914/negocios/m0154706.html

3 comentários:

Edward Timponi disse...

Eu acho interessante citar aqui também o respeito ao consumidor, em que a idéia de monopolio eh totalmente contra. Algum tempo atrás a petrobrás afirmou que o brasil é auto-suficiente em petroleo e q isso é uma conquista para o povo brasileiro. Qaul é foi a conquista para o povo brasileiro se o preço do petróleo continua o mesmo? O conumidor brasileiro nunca vai ser respeitado se deixar na piedade do governo o controle de preços e empresas estratégicas, ta na hora do mercado por si só atuar e determinar os preços.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro Duarte Jr. disse...

Edward, concordo plenamente contigo. O povo brasileiro não quer sabe se nós somos "auto suficientes" se isso não nos trouxer vantagens, como a queda do preço nos postos de gasolina.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template