"Laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même"

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A praga dos Vereadores


Exatos 181 países fazem parte da ONU. Apenas em um se paga salário a vereadores ou a pessoas que exercem funções equivalentes. Obviamente, estamos falando do Brasil, sempre pioneiro.


“O vereador pago é como a jabuticaba, uma fruta genuinamente nacional.


Nos outros países, eles se reúnem em local cedido pela administração do lugar, oferecem lá suas idéias e vão para casa. No Brasil, até 1977, somente os vereadores de capitais recebiam salários. Para fazer média com os políticos depois de ter fechado o Congresso, o general-presidente Ernesto Geisel estendeu o benefício aos demais vereadores. (como sempre, a Ditadura ajudando o Brasil!)

 

Nos 5.561 municípios havia um total de 60.267 vereadores até 2004, felizmente (mas não suficiente!) a Justiça Eleitoral passou a faca em mais de oito mil vagas. O Congresso ameaçou aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição que fixava em 57.295 o número de vereadores. Recuou e o número ficou em 50.653. Poderia ser o dobro disso desde que pouco ou nada custassem aos nossos bolsos.


Sabe quanto eles custam? Algo como R$ 4,8 bilhões anuais. É de lei: 5% da receita do município servem para pagar os vereadores, seus assessores e as demais despesas de manutenção da Câmara Municipal. Você não acha que esse dinheiro seria mais bem empregado caso fosse destinado às áreas de educação e saúde, por exemplo? Afinal, a produção legislativa dos vereadores é irrisória.

Criou-se então um mecanismo onde o Deputado Estadual precisa do Vereador pra se eleger, o Federal precisa do Estadual e assim por diante, criando um vício na politicagem tupiniquim.

Curral Eleitoral e Coronelismo são passados, mas como sempre, o Brasil gosta de andar pra trás...


http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=a-praga-dos-vereadores&cod_post=148230

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template